08 de março – Dia Internacional da Mulher

Conheça os principais exames que toda mulher deve fazer

 

Março é o mês das mulheres e um período importante para celebrar conquistas e reinvindicar direitos, além de reforçar a atenção com a saúde – já que, com a correria do dia a dia, muitas mulheres acabam deixando de lado alguns cuidados importantes relacionados a essa área da vida.

 

Pensando nisso, o Cura reuniu os principais exames de check-up que toda mulher deve fazer regularmente. Confira a seguir:

 

Mamografia

 

Importante método de rastreamento do câncer de mama, a mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos de idade. Mulheres mais jovens, que tenham casos da doença na família, devem começar a realizar esse exame mais cedo. Consulte seu ginecologista.

 

Ultrassonografia das mamas

 

Assim como a mamografia, esse exame permite identificar nódulos, cistos e lesões mamárias. Porém, é mais recomendado para mulheres com menos de 40 anos, cujos seios são densos.

 

Papanicolau

 

O Papanicolau é um exame fundamental para prevenir o câncer

de colo uterino. Todas as mulheres devem realizar o exame, principalmente

depois da primeira relação sexual. Entretanto, mesmo não tendo vida sexual

ativa, as mulheres adultas precisam fazer o papanicolau uma vez por ano.

Neste exame, são colhidas algumas amostras de células do colo do útero.

 

Colposcopia

 

É um exame que avalia a vulva, a vagina e o colo do útero detalhadamente. A colposcopia é importante para a avaliação de verrugas genitais no colo do útero, causadas, na maioria das vezes, pelo vírus HPV, cervicite (inflamação do colo do útero, pólipos benignos, entre outros problemas. É indicado uma vez ao ano, principalmente após a primeira relação sexual.

 

Ultrassonografia pélvica e/ou transvaginal

 

Esse método é utilizado para observação e avaliação dos órgãos no interior da pélvis (útero, ovários e trompas, além das artérias e veias da região) e também para acompanhar o desenvolvimento da gestação. Recomenda-se realizá-lo uma vez ao ano, após a primeira relação sexual.

 

Dosagem TSH

 

É o principal exame para o diagnóstico do hipotireoidismo e hipertireoidismo, doenças que podem afetar o funcionamento do organismo como um todo.

Recomenda-se o rastreio a cada cinco anos a partir dos 35 anos.

 

Hemograma

 

O hemograma é um dos exames de sangue mais solicitados pelos médicos. Ele ajuda a avaliar diferentes elementos do sangue e aspectos de saúde, como, por exemplo, se há anemia; como está a função dos rins; índices de colesterol e o perfil lipídico, que revela se há ou não risco para problemas no fígado, aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial, entre outros problemas. É recomendado uma vez ao ano. Converse com o seu médico.

 

Agende já o seu exame no Cura: http://www.cura.com.br/faleconosco-agendamento.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *