5 cuidados essenciais com a saúde ocular

Hoje é o Dia da Saúde Ocular, data importante para nos atentarmos com os cuidados que devemos ter com os nossos olhos, órgãos que mais utilizamos no dia a dia, desde manhã, ao acordarmos, até a hora de dormirmos.

Ter hábitos saudáveis, como uma alimentação saudável, não fumar e visitar o oftalmologista regularmente é essencial para manter a saúde dos olhos e evitar possíveis doenças, como a degeneração macular e a catarata.

 

A seguir, confira cinco dicas de cuidados essenciais com a saúde dos olhos:

 1 – Mantenha uma alimentação saudável

Consumir nutrientes como ácidos graxos ômega 3, luteína e zinco ajuda a manter os olhos saudáveis e ainda previne a catarata e a degeneração macular.

Esses nutrientes podem ser encontrados, principalmente, nos seguintes alimentos: espinafre, couve, salmão, atum, ovos, nozes e feijão.

2 – Use óculos de sol

Sol em excesso nos olhos sem proteção pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina, de forma cumulativa e gradual. Além disso, o sol é um fator de risco para o surgimento de doenças como pterígio, catarata e degeneração macular. Ao se expor ao sol, se lembre de usar óculos escuros com proteção UVA e UVB.

 3 – Não fume

O tabagismo é considerado um fator de risco para doenças oculares como degeneração macular e catarata, além de poder gerar danos ao nervo óptico.

4 – Visite o oftalmologista regularmente

As visitas regulares ao oftalmologista são fundamentais para o diagnóstico precoce e prevenção de diversas doenças, entre elas, o glaucoma.

 5 – Previna a síndrome do olho seco

Passar horas na frente do computador ou em ambientes muito secos e com ar condicionado pode levar à síndrome do olho seco, condição na qual o olho não produz adequadamente lágrimas, o que acaba prejudicando a lubrificação desse órgão.

Para evitar essa condição, pisque os olhos várias vezes durante o dia; faça pausas a cada duas horas de uso do computador; e evite o excesso de iluminação na tela;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *