5 exames de rotina que todo mundo deve fazer

Os exames de rotina servem para avaliar o estado geral de saúde e ainda permitem que diversos tipos de doenças sejam detectadas precocemente, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso nos tratamentos.

Normalmente, alguns exames de check-up são recomendados pelo médico de acordo com a idade do paciente. No entanto, existe uma lista básica de testes importantes que podem ser realizados em diferentes fases da vida.

Confira a seguir 5 exames de rotina comuns e qual é a finalidade de cada um:

1 – Hemograma

É um dos exames de sangue mais solicitados pelos médicos. Ele ajuda a avaliar diferentes elementos do sangue e aspectos de saúde, como, por exemplo, se o paciente está ou não com anemia.

2 – Colesterol e glicemia

São avaliações sanguíneas que medem os níveis de açúcar no sangue e o perfil lipídico do paciente, revelando se há ou não risco para problemas como diabetes, aterosclerose, AVC, hipertensão arterial, entre outras doenças.

3 – Dosagem de hormônios da tireoide

É um teste sanguíneo que avalia os níveis dos hormônios TSH e T4 livre, que podem indicar a presença de doenças que estão afetando o funcionamento da tireoide, uma glândula que desempenha diversas funções vitais no organismo. 

4 – Exame de urina tipo 1 e urocultura 

O exame urina tipo 1, também chamado de urina EAS (Elementos Anormais e Sedimento), avalia o estado fisiológico do organismo, fornecendo dados importantes sobre o estado geral de saúde, e ainda detecta a presença de problemas renais. Já a urocultura é indicada para a detecção de infecção urinária. 

5 – Pressão arterial

Realizado no consultório médico com um aparelho chamado esfigmomanômetro, o exame da pressão arterial detecta alterações na pressão sanguínea e hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Valorize a vida: não adie seu check-up! No CURA, você faz seus agendamentos on-line, sem complicação: https://goo.gl/Fifbk2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *