Dia do Cardiologista

Hoje é o dia do cardiologista e nada melhor do que homenagearmos esse profissional tão importante na medicina.

O cardiologista é um especialista que atua no diagnóstico e tratamento de diversas patologias e disfunções que atingem o sistema cardiovascular.

É no dia 14 de Agosto que comemoramos o dia do cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do nosso sistema cardiovascular.

O cardiologista pode atuar no diagnóstico das doenças, na realização de exames físicos e clínicos e na interpretação de exames cardíacos como eletrocardiograma, eco cardiograma e exames relacionados a doenças do coração.

Você sabia que essa especialidade médica deixou de fazer parte da clínica geral a partir século XX? 

No Brasil, foi Carlos Chagas e outros médicos que diagnosticaram a cardiopatia chagásica, realizaram os primeiros estudos sobre doenças no coração e trouxeram o primeiro eletrocardiógrafo para o Brasil.

Devemos aproveitar essa data para darmos maior atenção à saúde e assim evitarmos problemas cardiovasculares. Alguns cuidados são básicos, mas fundamentais, como:  uma boa alimentação rica em frutas e verduras, a prática de exercícios físicos sempre com orientação de um profissional, dormir em torno de 8 horas por noite, e claro, consultas e exames regulares para estar sempre em dia com o seu corpo.
O CURA deseja que a data hoje seja cada vez mais lembrada e respeitada por todos. Parabéns aos estudantes de medicina e profissionais da cardiologia, que tanto se empenham para manter nossa saúde cardiovascular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *