Dia Mundial de Combate ao Tabagismo: abandone já o cigarro!

Todos os anos, o cigarro mata mais de 6 milhões de fumantes e quase 900 mil fumantes passivos, ou seja, pessoas que não fumam, mas que se expõem à fumaça de tabaco.

Doenças cardiovasculares e diversos tipos de cânceres, entre eles o de pulmão, laringe e boca, são as principais consequências do tabagismo egrandes responsáveis por ceifar milhares de vidas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são atribuíveis ao consumo de tabaco:

  • 45% das mortes por doença coronariana
  • 85% das mortes por Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC)
  • 25% das mortes por doença cerebrovascular
  • 30% das mortes por câncer, sendo que 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes

Além de trazer prejuízos para a saúde, o tabagismo também impacta nas finanças. Quem fuma um maço por dia gasta, em média, R$ 240 reais por mês, o que em um ano corresponde a R$ 2.880 reais. Com esse dinheiro, seria possível comprar uma passagem de ida e volta para os Estados Unidos, por exemplo. 

Pare de fumar enquanto ainda é tempo; veja algumas dicas

– Mude os hábitos que o faziam fumar. Altere horários de refeições, varie os pratos e as horas das atividades;

– Pratique atividades físicas. Além de ajudarem a manter a saúde em dia, os exercícios relaxam, ajudando a espantar a vontade de fumar;

– Beba, no mínimo, oito copos de água por dia;

– Mantenha o autocontrole. Tenha força de vontade e conte com a ajuda de psicólogos e outros profissionais da saúde. Atualmente, existem diversos tipos de tratamentos contra o tabagismo. Converse com seu médico;

– Sempre tente mais uma vez. As recaídas fazem parte do processo de cessação do tabagismo. Se você recair, não encare isso como um fracasso. Tente quantas for necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *