DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

Algumas atitudes e mudanças de hábitos contribuem positivamente para evitar o surgimento do câncer. Hoje, sabe-se que o desenvolvimento de tumores está associado a alguns comportamentos.

Um terço das mortes por câncer está relacionado a hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação inadequada. Eles são os chamados “fatores de risco de câncer” e podem ser evitados com mudanças simples no seu estilo de vida.

 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 15 anos, as mortes por câncer no País aumentaram 31%. A doença é a segunda causa de mortes no Brasil, superada apenas pelas doenças cardiovasculares.
Entre os tumores, o maior responsável pelas mortes é o câncer no sistema respiratório, com 28,4 mil casos em 2015. O câncer de cólon foi o segundo maior responsável por mortes, com 19 mil. Em terceiro lugar vem o tumor de mama, com 18 mil mortes em 2015 no Brasil.

O aumento no número de mortes está associado ao envelhecimento da população, ao sedentarismo, aumento da poluição e, ainda, às dietas pouco saudáveis.

 

Para a OMS, a única forma imediata de frear esse avanço da doença é incrementar os serviços de diagnóstico. Outro fator a ser trabalhado é a detecção da doença ainda em estágio inicial. Segundo a entidade, muitas pessoas consultam um médico somente quando o tumor já está em um estágio avançado.

Mais números da OMS

– O número de mortes no Brasil por conta de câncer aumentou 31% desde 2000 e chegou a 223,4 mil pessoas por ano no final de 2015.

– No início do século, 152 mil brasileiros morriam por ano da doença. Ao final de 2015, essa taxa chegou a 223,4 mil.
– No mundo, os cânceres ligados ao sistema respiratório (traqueia, brônquios e pulmões) fazem 1,6 milhão de vítimas por ano.

 

– O câncer de fígado é o segundo maior responsável por mortes, no mundo, com 788 mil casos em 2015, seguido por câncer de cólon, com 774 mil incidências. Já os tumores de estômago matam 753 mil pessoas, contra 571 mil no caso de mama.

7 atitudes para combater a doença

1. Não fume. O cigarro libera 4.700 substâncias tóxicas e 70% delas são cancerígenas.
2. Mantenha seu peso ideal. Tenha uma dieta diária rica em frutas, verduras e grãos integrais e faça 30 minutos de exercícios todos os dias.
3. Faça o exame preventivo ginecológico. Mulheres entre 25 e 64 anos precisam fazer o exame Papanicolau todos os anos.
4. Faça a mamografia. Mulheres a partir dos 50 anos devem fazer o exame a cada dois anos para combater o câncer de mama.

  1. Todo homem a partir dos 50 anos deve fazer o exame de toque e avaliação sanguínea do PSA para a prevenção do câncer de próstata.
  2. Evite ingerir bebidas alcóolicas. O consumo de álcool está associado a vários tipos de câncer e a mais 200 outros tipos de doenças.
  3. Proteja-se do sol contra o câncer de pele. Use protetor e não se exponha à radiação solar das 10h às 16h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *