Doenças cardiovasculares: causa nº 1 de mortes no mundo

Você sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, essas enfermidades matam cerca de 17,7 milhões pessoas todos os anos. Somente no Brasil, são contabilizados mais 300 mil óbitos anualmente.

Entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares se destacam os maus hábitos de vida como tabagismo, sedentarismo, consumo excessivo de sal e sódio, abuso de bebidas alcoólicas, além da exposição a fatores de ricos, como diabetes, colesterol alto e obesidade.

3 doenças cardiovasculares comuns:

1 – Doença arterial coronariana (DAC)

A doença arterial coronariana (DAC) é uma das principais formas de apresentação das doenças cardiovasculares. Essa enfermidade é resultado do depósito e acúmulo de placas de gordura na parede das artérias – processo conhecido como aterosclerose -, que dificulta ou até mesmo impede a passagem do sangue, podendo levar a graves complicações, como isquemia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

2 – Insuficiência cardíaca

Ocorre quando o coração não consegue mais bombear sangue para o resto do corpo, comprometendo funções importantes do organismo. A insuficiência cardíaca é uma doença crônica e tem como principal causa a doença arterial coronariana.

3 – Doença vascular periférica

Nesta doença, em virtude do estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos arteriais, ocorre a redução do fluxo de sangue para as pernas, o que gera dificuldades para caminhar, dormência nas pernas e dores na panturrilha e nos pés. A doença vascular periférica apresenta uma prevalência de 10 a 25% na população acima de 55 anos.

Como proteger seu coração

Para prevenir as doenças cardiovasculares, é importante manter uma alimentação saudável, com mais legumes e verduras, e menos gorduras saturadas e trans; praticar, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas diárias; evitar o cigarro; e manter sob controle a pressão arterial. Além disso, é essencial realizar um check-up médico anualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *