Dúvidas frequentes sobre preparo de exames

Antes de realizar qualquer tipo de exame, é muito importante checar com o laboratório quais as recomendações de preparo para a avaliação que você irá agendar.

 

No caso dos exames de sangue, por exemplo, pode ser necessário um período de jejum, que varia de acordo com o tipo de análise que será feita. Já outros exames, como a eletroencefalografia, requerem um acompanhante.

 

Veja a seguir as dúvidas mais comuns sobre o preparo de exames:

 

– Exames de sangue devem ser feitos em jejum?

 

Nem todos. Um hemograma simples, por exemplo, não requer jejum. Já glicemia e triglicérides exigem diversas horas sem comer. Consulte o laboratório no dia do agendamento.

 

– Os exames que exigem jejum devem ser sempre feitos pela manhã?

 

Nem todos. Alguns exames podem ser realizados na parte da tarde, desde que respeitem o período de jejum.

 

– Beber água interfere no jejum?

Não, pois a água não contém substâncias que interferem nos processos metabólicos. Mas, se for fazer exame de urina, é importante beber água com moderação para evitar a diluição da urina.

– Posso fazer atividade física no dia do exame?

Não é remendada a prática de atividades no dia que em que for fazer exames de check-up, pois ela pode alterar os resultados de alguns deles, como os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação.

– E fumar, é permitido no dia do exame?

Não. O fumo também pode alterar os resultados dos exames, principalmente se forem exame ergométrico, testes de agregação plaquetária ou curva glicêmica.

– Posso consumir bebidas alcoólicas no dia anterior aos meus exames?

Recomenda-se evitar bebidas alcoólicas até 72 horas antes dos exames, pois o álcool pode alterar diversas avaliações, como as de triglicerídeos e colesterol.

– Nos exames de urina, a coleta deve ser da primeira urina da manhã?

Depende das recomendações do médico. Caso não haja recomendação, ela pode ser colhida em qualquer horário do dia, e o paciente deve permanecer, no mínimo, duas horas sem urinar.

– É preciso desprezar o primeiro jato de urina?

Sim. O primeiro jato de urina funciona como uma limpeza, eliminando células e secreções que podem estar presentes na uretra e alterar o resultado do exame.

– Para a eletroencefalografia devo estar acompanhado?

Esse exame normalmente é recomendado em vigília, sonolência e sono, e em algumas situações, o paciente deve ser sedado, portanto, é necessário estar acompanhado para voltar para casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *