Semana Mundial do Aleitamento Materno: Amamentar é tudo de bom!

Você sabia que o leite materno contém todos os nutrientes fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do bebê, protegendo-o de várias doenças?

Além de ser de fácil digestão, o leite atua no crescimento da criança e em seu desenvolvimento cognitivo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todo bebê deve ser amamentado exclusivamente com leite materno até os primeiros 6 meses de vida.

Dicas de amamentação

– Para amamentar o bebê, sente-se confortavelmente e deixe-o na posição o mais sentado possível. Guie sua boquinha para que ele pegue toda a aréola quando for sugar.

– Não há horários rígidos para amamentar, porém o intervalo entre as mamadas não deve passar de quatro horas.

– Caso precise se ausentar por algum período, o leite pode ser guardado no congelador por cinco dias ou no freezer por 15 dias. Nunca coloque o leite na porta da geladeira.

– Não utilize nenhum produto específico para limpar ou hidratar as mamas. Passe o seu próprio leite. Ele é o melhor hidratante para essa fase!

– Se as suas mamas estão empedrando, nada de fazer compressa de água quente! O certo é usar compressa de água fria para aliviar a dor, ok?

Não pode amamentar?
Caso esteja impossibilitada de amamentar, é necessário recorrer a fórmulas adequadas para que a criança tenha todas as calorias e nutrientes necessários para manter um crescimento normal.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a alimentação láctea, por meio da oferta de leite humano pasteurizado proveniente de banco de leite humano.

Doe leite! Doe amor!
A produção do leite depende do esvaziamento da mama. Dessa forma, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz. Portanto, qualquer mulher saudável que estiver amamentando pode ser uma doadora de leite.
Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Procure um banco de leite humano mais perto de você e seja uma doadora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *