Você sabe o que significa um serviço de saúde ser acreditado?

Quando temos de escolher um prestador de serviços de saúde, às vezes ficamos em dúvida. Será mesmo que posso confiar? Mas já existem alguns indicadores que nos ajudam a fazer uma escolha mais consciente. Um dos mais importantes é a acreditação externa, um certificado emitido por empresas qualificadas.

Em outras palavras, o que significa isso?

Quando você vai a uma das unidades do CURA ou visita nosso site, pode ver que temos seis acreditações. “Essas acreditações significam que você também pode acreditar no CURA e ficar tranquilo ao nos escolher para realizar seus exames laboratoriais e de imagem, pois nossos processos, qualidade e segurança são garantidos e seguem as melhores práticas internacionais”, afirma a gerente de qualidade e treinamento do CURA Imagem e Diagnóstico, Telma Kühn.

Hospitais, laboratórios de análises, centros de diagnóstico por imagem, operadoras de saúde podem buscar esses certificados de acreditação, que, para o paciente, são um sinal de segurança e qualidade. Para a empresa de saúde, é uma oportunidade de aperfeiçoar continuamente suas práticas de gestão.

Diferencial competitivo

No Brasil, a acreditação é uma iniciativa totalmente voluntária. Existem diversas normas. As reconhecidas pelo ISQua (International Society for Quality in Health Care) são as mais aceitas internacionalmente, sendo as instituições acreditadas por essas normas comparáveis com empresas de reconhecidas mundialmente.

“Não há uma lei que obrigue um serviço de saúde a isso, mas ter uma acreditação faz com que essas empresas sejam diferenciadas porque existe uma preocupação legítima com o atendimento ao paciente”, afirma Telma.

Segundo ela, essa preocupação em nosso país iniciou-se em 1990 com algumas atividades isoladas. “Hoje, podemos seguir normas internacionalmente e ter serviços de excelência aqui no Brasil, seguindo o mesmo padrão de atendimento de serviços internacionais reconhecidos pelas boas práticas utilizadas e pelos melhores resultados para o paciente.”

Melhoria contínua

A acreditação tem foco na padronização e melhoria contínua de processos. A partir do momento em que opta por buscar a acreditação externa, a organização de saúde deixa evidente seu comprometimento com a qualidade e segurança dos serviços prestados e, consequentemente, com a saúde e bem-estar do paciente.

Uma vez que tenha conquistado o certificado de acreditação, periodicamente a organização passará por avaliações externas para garantir que seu sistema está em permanente evolução. Se não forem constatados avanços, corre o risco de perder a acreditação.

Nossas certificações

Uma das certificações do CURA é feita pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), que avalia o cumprimento de requisitos de qualidade, segurança e sustentabilidade, contemplando todo o processo de um exame (desde o seu agendamento até a liberação do laudo ao paciente) e considerando aspectos como governança e gestão; infraestrutura, radiação e segurança; e apoio analítico.

Ainda na área de imagens, o CURA é acreditado pelo Programa de Certificação de Qualidade do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO). Já na área de análises clínicas, o CURA tem a acreditação do PALC – Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos e do Control Lab, além da certificação IQG, emitida pela Organização Nacional de Acreditação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *